terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Carnaval: um portal para a infância

A criança vive recriando o que vive.

Um jogo de imaginação contínuo em que a vida imita a arte, e vice-versa. Podemos ser adultos muito imaginativos, mas o poder de transformar a vida em faz de conta habita com toda potência no universo infantil.




Quando se aproxima o carnaval, uma época maravilhosa de manifestação popular, onde todos podemos tomar as ruas para brincar, chegamos mais perto dessa potência. E a possibilidade de fantasiar, divertir e imaginar se multiplica.

Somos nós, enquanto civilização, recriando o que vivemos à partir de brincadeiras. O carnaval é nosso momento de ser criança, uma porta aberta para o reencontro da nossa habilidade nata de, como diria Manoel de Barros, transver o mundo!



Esqueçam o carnaval massificado, desse que seleciona grupos exclusivos pelo valor do ingresso, ou do outro que aparece apenas na televisão. O carnaval é a época mágica onde ser humano (mesmo que vestido de dinossauro) é o que basta: celebremos esses dias de fevereiro com a família, nas ruas, cheios de risos e imaginação.

Estejamos também atentos para escuta ativa das fantasias de nossas crianças - internas e externas. Nossa saúde emocional depende da habilidade de ir e vir entre o real e o imaginário com a maestria de nossos filhos.


Vista-se de corpo e alma de sua fantasia favorita, e vá brincar!
Bom carnaval!

Fotos do Carnaval de 2013 no Espaço Nascente pela Bia Fotografia - veja todas