quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Zika Vírus: Informação e Reflexão

O Portal da Fiocruz está dedicado ao compartilhamento de informações científicas à respeito da epidemia de zika. Há uma sessão dedicada a responder dúvidas mais frequentes, como explicam: 




"Ao longo de 2015, foram registrados diversos casos de vírus zika. Nesse período, o Fale Conosco do Portal Fiocruz passou a receber inúmeras perguntas, não somente sobre os sintomas da doença, mas também mecanismos de transmissão, riscos associados, informações específicas sobre microcefalia e gravidez, possibilidades de prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como diferentes dúvidas relacionadas a boatos divulgados pela internet e telefones móveis.

Com o propósito de reunir essas informações, usando como base pesquisadores e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e fontes oficiais, o Portal lança uma nova área de perguntas e respostas, com diferentes perfis e assuntos relacionados ao vírus zika. Procure sua resposta e, se necessário, envie-nos uma nova pergunta pelo Fale Conosco."




Além das perguntas e respostas, a Agência de Notícias da Fiocruz mantém atualizado em tempo real a sessão especial que trata do Vírus Zika, com informação dos esforços das agências de saúde mundiais no manejo dessa crise.

Há ainda, a sessão de mitos e verdades sobre a epidemia, combatendo além do mosquito, os boatos que circulam na internet.


Foto


Nossa Reflexão:

Enquanto cuidadores de crianças pequenas, pais, mães e especialmente mulheres gestantes, precisamos estar atentos e bem informados com relação às recomendações generalizadas para o combate à essa epidemia. 

Não há nesse momento um conjunto de medidas com eficácia comprovada. O que podemos ter por certo talvez deva ser uma avaliação constante de redução de danos. Enquanto tomamos medidas inócuas e pragmáticas para nos proteger dessa e de qualquer doença. 

Uma boa alimentação, aleitamento materno, uma gravidez bem acompanhada e serena são condições indispensáveis para a saúde de mães e filhos, independente do vírus zika. Raquetes elétricas que matam mosquitos, mosquiteiros em cima das camas, uma varredura diária por água parada e possíveis focos de larvas do inseto são certamente desejáveis nesse período.

Estratégias que podem ferir o bem estar e a felicidade da família, como o uso constante de roupas longas, repelentes industrializados na pele ou no ambiente devem passar por reflexão e deliberação individual, antes de serem adotados como prática indispensável.