segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre a arte de brincar


Todo o conhecimento sobre a infância, se baseia na importância que o brincar tem para a criança como forma de conhecer, explorar, conquistar, reconhecer o mundo. Quando estas brincadeiras são feitas com quem mais se ama, o beneficio é ainda maior, pela segurança que a criança desenvolve durante seu crescimento e desenvolvimento.

Entendemos então, cada vez mais, a importância que os pais brinquem com seus filhos. O brincar para a criança é a forma, é o meio pelo qual ela descobre e explora o mundo. Se esta descoberta é sustentada pelo amor dos pais, consegue-se a segurança necessária para esta incurssão.Descobrir o mundo com a certeza do amor dos pais é a coisa mais bela, e que sustentará esta curiosidade.

Não consigo imaginar que as crianças desaprenderam a brincar, mesmo porque faz parte do universo infantil lidar com a realidade de forma lúdica, ou seja, brincando. Talvez pudéssemos dizer que os adultos estão perdidos em como brincar com as crianças. Ou ainda, fantasiando uma forma complexa de brincar, perdendo a simplicidade de simplesmente brincar. Como se tivesse que aprender a estar com crianças. Não ha necessidade de estar pronto para isto, basta ser presente. Por isto sinto que este pode ser o efeito nas crianças de ficarem guardando o tom que estes adultos vão dar para as brincadeiras, e ai sim perdendo a espontaniedade.

Os pais irão acompanhando e conhecendo a progressão deste explorar dos seus filhos tornándo-se mais amigos deles.Portanto é claro que isto irá aumentar seus vínculos. Estas brincadeiras devem começar desde recém-nascidos e nunca devem acabar, pois estamos falando da construção de uma longa amizade, que pode conter a alegria de brincar sempre!