quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia do pediatra

Publico um depoimento surpresa de mãe de paciente...

Já que estou tirando a poeira daqui, quero homenagear ao nosso querido pediatra, o Cacá. Sem dúvidas, o melhor presente que o Esteban e eu, recebemos.

Escolher um pediatra não é nada fácil pelo que aprendi neste anos todos. Ele precisa comprender o "jeito" que você escolheu para criação do seu filho e te apoiar. E nisso tivemos sorte, neste caso, foi ele que nos escolheu. Depois da primeira consulta na nossa casa, que foi presente de nossos queridos amigos, a familia Samadeu-Santana, ele mesmo foi quem nos deu de presente a segunda, e a terceira até que fizemos um "bem volado" à brasileira, e continuamos juntos até hoje.

Nas listas e grupos de discussões sobre assuntos referentes à maternidade, que participo na internet, encontro muitos casos de mães aflitas com pediatras que, diante do mínimo deslocamento no gráfico de crescimento do bebé, sem atender aos fatores saúde, desenvolvimento e outros, receitam leite artificial sem nenhum receio de prejudicar a amamentação. Ou então os tantos que esquecem as recomendações da OMS e promovem o desmame antes dos dois anos de idade. Se falar daqueles que já saem por aí receitando antibióticos diante da primeira febrinha.

Por nada disso tivemos que passar. O Esteban mamou exclusivamente até os seis meses e mama até hoje, sendo que come super bem tudo o que passe pela frente, infelizmente nem sempre saudáveis, mas na maioria das vezes alimentos frescos, como frutas e verduras.

Temos um pediatra que nos acompanha passo a passo no desenvolvimento, nos brinda seu apoio e confiança para a amamentação acontecer e, de quebra, foi ele que se preocupou com a recuperação de uma gripe viral que tive e nos fez assustar a todos, no ano passado.

Meu muito obrigado ao nosso querido Cacá, nosso pediatra de cabeceira.

Mariana do Esteban de 2a 6m