terça-feira, 12 de julho de 2011

CAPACITAÇÃO DE DOULAS DE PARTO

São Paulo, 7 a 10 de setembro de 2011

DOULA: Um novo papel com profundas raízes em práticas tradicionais.
Uma contribuição para a moderna assistência ao Parto!!
Evidencias científicas comprovam
Ministério da Saúde reconhece
OMS recomenda


OBJETIVO: Capacitação de doulas para apoiar mulheres e seus companheiros e familiares durante o trabalho de parto, parto e pós-parto, dando conforto físico, afetivo e psicológico, favorecendo uma experiência de parto positiva e integradora.

PROPOSTA: As informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, na Medicina Baseada em Evidências, e no saber das parteiras tradicionais, destacando-se o resgate do potencial de dar a luz de forma natural e o parto normal com o menor número de intervenções possível com um profundo interesse e respeito pela psicologia e a fisiologia do parto.

METODOLOGIA: Teórico-prático vivencial. Além de aulas expositivas e demonstrações de práticas e técnicas, diversas dinâmicas roll-playing e dramatizações facilitam a vivencia de experiências significativas que favorecem a integração dos conhecimentos.

PÚBLICO ALVO: Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Médicas, Psicólogas, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, estudantes e acadêmicas dos cursos acima citados, voluntárias, e todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto. Não precisa ser necessariamente profissional de saúde. Não é necessario ter completado a graduação ou curso superior

CARGA HORARIA: 32 horas (teórico-prática)

HORÁRIO:
São Paulo, 7 a 10 de setembro de 2011
Quarta das 09:00 as 13:00 e das 14:00 às 18:30,
Quinta e Sexta das 8:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:30
Sábado das 8:00 às 13:30


LOCAL: Espaço Nascente - Rua Grajaú, n° 599 - Bairro Sumaré

Cerca de 700m do metro sumaré
Para ir de ônibus, é possível pegar da Paulista o Terminal Lapa H e descer no primeiro ponto da Avenida Sumaré


INVESTIMENTO: antecipada com desconto!
até 20/07/2011: 590,00 à vista ou parcelado - 100,00 matrícula + 2x250,00 (ou 3x175,00)
até 20/08/2011: 640,00 à vista ou parcelado - 100,00 matrícula + 2x275,00 (ou 3x190,00)
até data do curso: 690,00 à vista ou parcelado - 2 x 345,00 (ou 3x232,00)


Obs: A primeira parcela deverá ser depositada 30 dias após a matricula e as seguintes depositadas ou entregues no primeiro dia do curso, para 30/60 dias. (Não aceitamos pagamento por depósito bancário depois do curso). Desconto de 15% para grupos de 4 ou mais pessoas.

Em caso de desistência, haverá devolução de 80% do que já foi pago, até 30 dias após a realização do curso ou o investimento poderá ser utilizado em outros cursos da ANDO/Campinas.

CERTIFICADO da Associação Nacional de Doulas-ANDO/Campinas, será fornecido no último dia do curso para os participantes com mais de 80% de presença.


INSCRIÇÃO:
1) Preencher a FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO(http://www.tfaforms.com/196249)
Informações no blog Lucia Caldeyro (http://doulando.blogspot.com/)

2) Depositar em Bco. ITAU 341 - Agência 6393 - Campinas - Nova Campinas - Conta corrente: 06781-1 em favor de Lucia Caldeyro Stajano. (valor total ou da matrícula)
3) Enviar o comprovante do pagamento para o FAX (19) 3251.8137 ou para o e-mail: lucia.caldeyrostajano@gmail.com A vaga estará garantida somente após o envio do comprovante!
REALIZAÇÃO: Associação Nacional de Doulas.ANDO/Campinas.

APOIO: Grupo de Parto Alternativo,GPA/CAISM/UNICAMP e Espaço Dar a Luz ( www.daraluz.com.br) Rede pela humanização do Nascimento/ REHUNA Alma Mater
OPCIONAL: ALMOÇO NO LOCAL R$ 20,00
SELF SERVICE: Suco, saladas, legumes, arroz, feijao, carne/frango/ peixe.


PROGRAMA:

* O nascimento ao longo das épocas

* O nascimento no Brasil hoje. - Parteiras tradicionais

* Recomendações da OMSe do MS para o trabalho de parto e parto. Evidencias cientificas.
* Feminino sexualidade e parto. Resgate do “poder” de parir. “Re-empoderamento” feminino.
* Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, da bacia pélvica e do soalho pélvico.
* Fisiologia da dor e do stress.
* Fisiologia do parto. Etapas do trabalho de parto e parto . Tipos de parto. Posições para o parto.
* Procedimentos médicos mais utilizados indução, episiotomia, etc. Evidencias cientificas. Recomendações da OMS.
* História das doulas no Brasil e no mundo. Como surgiram as doulas. Situação atual.
* Papel da doula antes do parto. Primeiros contatos. Relação doula gestante/casal. Escuta ativa. Preferências de parto. Escolha informada. Plano de parto. Contrato Pré-natal.
* Papel da doula no trabalho de parto e parto. Medidas de apoio físico, emocional e de informações que fortalecem a habilidade inata de dar a luz e a vivencia positiva do nascimento. Percepção de recursos internos. Técnicas não farmacológicas para conforto e alívio da dor. Posições a movimentações e técnicas para melhorar a progressão do trabalho de parto. Técnicas de massagem, relaxamento, visualização e respiração. Mão amiga, água, calor, música no trabalho de parto e nascimento.
* Papel da doula no pós-parto imediato. Favorecendo o encontro, o vínculo e a amamentaçãoe elaborando e preservando a memória do parto.
* Primeiras horas de vida do bebê – rotinas e atendimentos humanizados;
* O papel da doula no parto difícil ou prolongado, no parto com analgesia e na cesariana.
* Papel da doula no apoio ao acompanhante de escolha da mulher e a famila
* Evidencias cientificas dos Benefícios da presença da doula para a mãe, para o bebê, para os vínculos mãe-bebê pai-bebê e familiares; Vantagens para a Instituição e para o Sistema de saúde.
* Atribuições e limites da prática da doula na equipe de saúde que dá assistência à parturiente; Código de ética; Normas de conduta;
* Tipo de doulas e campo de atuação. Doula particular, institucional, voluntária e comunitária.
* Motivação e objetivos pessoais e profissionais.
Apresentação de vídeos (ao longo do curso).


EQUIPE DOCENTE DA ANDO/Campinas:

Lucía Caldeyro, Pedagoga, Psicodramatista, Educadora Perinatal, Doula, capacitada e com curso de Doula Trainer pela DONA, Doulas of North América. Membro fundadora e vice-presidente da ANDO, e membro da REHUNA integrante do Grupo e Parto Alternativo/ CAISM /UNICAMP.
Neusa Berlese Oliveira Jones Enfermeira obstetra, doula capacitada pela DONA, Doulas of North America, membro do Conselho Deliberativo da ANDO.


PROFESSORES CONVIDADOS:

Dr. Carlos Eduardo Correa - Cacá - Médico Pediatra, Neonatólogo, Consultor em aleitamento, materno. Treinador em reanimação Perinatal da Soc. de Pediatria. Faz parte de equipes que participam de partos humanizados no estado de SP e trabalho com a construção da consciência da importância de se estabelecer uma relação de prazeres da mãe e o pai com seu bebê.

Prof. Dr. José Hugo Sabatino Médico Ginecologista, Obstetra, Perinatólogo, Coordenador do Grupo de Parto Alternativo do CAISM/UNICAMP

Dr.Ricardo H Jones: Médico Ginecologista, obstetra e homeopata. Consultor da ANDO. Membro_ REHUNA

Dra Silvia Cordeiro:Professora adjunta do Dpto de Psicologia e Psicanalise /UEL Psicologa clinica, Doutora em ciencias biomédicas FCM/UNICAMP. Membro do Laboratorio de Pesquisa Clínico Qualitativa. Coordenadora do Projeto de Ensino e Pesquisa: "A clínica psicanalítica com bebês", no departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

OBS: Pelo menos 3 professores participarão da capacitação.

______________________________________

MÃES QUE ESTÃO AMAMENTANDO ao seio PODEM TRAZER O BEBÊ. Solicitamos que venham junto com uma cuidadora para ficar com o bebê sempre que necessário para não interferir com a dinâmica das aulas e bom aproveitamento do curso.

_____________________________________

MAIORES IFORMAÇÕES:
(19) 3251-8137 (19) 3295-9897 cel: (19) 9133-1933