quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Leites saudáveis fora da lata

O melhor leite que existe para os humanos é o leite materno.
O leite de vaca é um excelente alimento, de primeira! Para o bezerro!

Já existem muitos pesquisadores afirmando que, apesar de ser um alimento rico em cálcio e proteínas, o consumo de leite animal pode estar associado a outros problemas de saúde, como alergias. Não apenas pela precariedade do sistema de produção e alimentação dos rebanhos, mas também por se tratar atualmente de um produto hiperprocessado, em larga escala.

Hoje damos vista a outros tipos de leite. 
Que não vem da vaca e não vem da lata.
Os leites vegetais.

Foto: Vegetarian Times

Muito embora para a ANVISA o termo "leite" seja uma denominação exclusiva para o líquido extraído dos animais, quem consome os produtos vegetais percebe o motivo da apropriação: de aparência leitosa, muitas vezes cremosos e adocicados, os leites vegetais são ricos em vitaminas e minerais. O leite de amêndoas por exemplo é uma fonte rica de vitamina E, cálcio, fósforo, magnésio, proteína e gordura monoinsaturada.

O leite vegetal é uma excelente alternativa ao leite de vaca, tanto para adultos quanto para crianças fora da fase de aleitamento materno. Muitas famílias com filhos Alérgicos à Proteína do Leite de Vaca encontram nessa  opção solução para manter uma dieta equilibrada e segura, sem as inúmeras restrições que nos impõe a exclusão dos laticínios, em uma cultura alimentar como a nossa.
Ainda que já existam no mercado produtos prontos extraídos de vegetais, o ideal para o consumo diário desses leites é que sejam preparados em casa. E ainda que existam máquinas que prometem facilitar o processo, fazer leite vegetal em casa não é tão complicado quanto parece.

Alguns grãos e tubérculos poderão ser simplesmente batidos com água e coados. Outros, exigem algum tempo de molho ou cozimento.

Veja nesses links como preparar os leites vegetais: