quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Volta ao trabalho e aleitamento
Para as mães que precisam voltar ao trabalho, sugiro que comecem a fazer ordenhas pelo menos quinze dias antes do retorno. Pode-se fazer um estoque antes deste prazo,caso seja possível. O ideal não é tirar o leite em cima da hora.Outra sugestão é que se faça um preparo retirando o leite no mesmo horário em que será retirado no local de trabalho, para manter o corpo informado dos horários dessas retiradas. Por exemplo,quando se retira o leite no meio da manhã e no meio da tarde, desde duas semanas antes de começar a trabalhar, isto será repetido no local de trabalho. Tenho experiências muito boas com mães de pacientes que começaram a trabalhar, mantendo boa produção. É uma questão de disciplina e vontade.
Quanto a forma de retirar este leite, a Leite Fácil e o Cantinho da mamãe, são sugestões de locais aonde se pode alugar bombas elétricas. O Cantinho da mamãe ainda oferece a oportunidade de experimentar a bomba para sentir sua adequação.
Também ajuda, tomar chá da mamãe da Weleda, tintura de algodoeiro, e propor ao bebe mamadas antes e depois do trabalho. Todos são estímulos para manter uma produção adequada.
Em quais horários é melhor, ou quantas vezes ao dia a criança vai receber o leite ordenhado a própria criança que demonstrará, o mesmo em relação ao volume ingerido pelo bebe. As crianças mamam volumes diferentes, em diferentes situações. Algumas mamam pouco quando é oferecido mamadeira ou copo, e outras aceitam melhor. Não existe uma regra sobre isso. Em media calculamos ao redor de 20ml/kg de peso como uma oferta media de leite.
Se já foram introduzidos alimentos, está oferecendo-se fruta, ou alguma raiz,isto pode ser feito utilizando leite materno. Pode-se fazer uma mistura com aveia, com alguma fruta como mamão, banana, abacate,ou mesmo uma raiz,acrescida do leite de sua mãe. Desse modo o leite materno rende mais, se a quantidade ordenhada for menor que a necessária, fazendo render mais seu leite. Pode ser oferecido duas vezes ao dia, desde que o seu filho já esteja conseguindo engolir os alimentos oferecidos.
Se for o caso de introduzir alimentos antes dos seis meses, em situações especiais, alguma fruta por exemplo, melhor seria que a própria mãe o fizesse .É para a introdução ser feita pela própria mãe, sendo um prazer e um direito viver esta experiência.
O ideal é que não sejam introduzidos alimentos antes dos seis meses. Tive boas experiências com mães que se dispuseram manter o aleitamento exclusivo mesmo com a volta ao trabalho. Se conseguir manter essa disciplina com a coleta do leite, isso pode acontecer. Sempre é bom pensar em estoque prévio. A regra brasileira para estoque de leite congelado, não pasteurizado é de 15 dias, mas eu acho pouco tempo. No site Leite Materno, indica-se que em freezer pode ser guardado até três meses.
Em todos os casos, o ideal seria não utilizar outros leites, mas se for necessidade, pode ser utilizado leite de origem vegetal, que acredito seja menos alergênico pro bebê.
Ofereço duas sugestões de leites de origem vegetal clicando aqui.