Finais de semana, feriados ou férias, em lugar de ser um tempo de sossego, pode ser estressante se os pais não souberem se dedicar aos filhos com diálogo, mas também com limites. A convivência de longas horas, não significa necessariamente uma convivência de mais qualidade.
Para conversar sobre isso, no dia 21 de fevereiro, das 19h30 às 21h30, o Clube Primeiro de Maio, em Santo André, promove um bate-papo com o pediatra Carlos Eduardo Correa, o Cacá (http://neonatologiakk.blogspot.com.br/) sobre diálogo e limites. O evento é aberto para sócios e convidados; é GRATUITO e sem fins lucrativos.
A ideia do encontro é falar sobre a dura tarefa de impor limites aos filhos de forma respeitosa. Depois que não são mais bebês, as crianças precisam começar a ouvir “não”, mas qual é a melhor forma de dizer não, com carinho, sem provocar medo e sem lançar mão do autoritarismo do ‘não pelo não’?
“O ideal é explicar para as crianças por que elas podem ou não podem fazer ou ter determinadas coisas e estabelecer um diálogo”, explica Cacá. O pediatra é adepto da criação com apego, movimento que ganhou nome e força com o pediatra americano William Sears duas décadas atrás. Sears defende alguns princípios, como amamentar sempre que o bebê pedir, sem necessidade de intervalos de tempo pré-definidos, deixá-lo dormir na cama dos pais, carregá-lo bem próximo ao corpo com o auxílio do sling e não ter uma idade limite para o desmame.
Com respeito e diálogo, as crianças tendem a ser mais seguras, autoconfiantes e empáticas, visto que tiveram uma relação mais harmoniosa com os pais.
Sobre o Dr. Carlos Eduardo Corrêa: mais conhecido como Cacá. É pediatra, especializado em neonatologia. Faz parte de equipes que participam de partos humanizados e trabalha com a construção da consciência sobre a importância de se estabelecer uma relação prazerosa dos pais com o bebê.
O que: bate papo com o pediatra Carlos Eduardo Corre sobre “limites às crianças”.
Onde: Clube Primeiro de Maio, em Santo André (entrada pela Av. Portugal).
Quando: dia 21 de fevereiro, das 19h30 às 21h30.
Público: Sócios e convidados (até 70 pessoas). Mães e pais de crianças até 5 anos.
O pediatra, Carlos Eduardo Corrêa, acompanha partos naturais/normais, podendo acontecer o cancelamento do bate papo. Neste caso, informaremos para todos os convidados.